Spread the love


Ingredientes:

1 cebola
300 g de frango
1 colher (chá) de óleo de girassol
2 cenouras médias
100 g de vagem em pedaços
4 colheres (sopa) de purê de tomates
2 xícaras (chá) de feijão branco
Sal a gosto

Cobertura:

2 colheres (sopa) rasas de farinha de rosca
100 g de ricota

Modo de preparar:

Numa panela refogue a cebola e o frango cortado em cubos grandes. Junte a cenoura cotada em pedaços e a vagem picada. Junte o feijão cozido com o caldo, o purê de tomates, o sal. Cozinhar até encorpar. Disponha num refratário e cubra com a mistura da farinha de rosca e da ricota passada pela peneira. Leve para gratinar em forno médio (180ºC), preaquecido até dourar.

Observação:

Cassoulet é:

O cassoulet (em Languedociano, caçolet) é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região de Limousin, em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse. Tem distintas versões, mas é feito basicamente com feijão seco e carne, principalmente o confit de ganso, confit de de pato, salsichas, lingüiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro dependendo da temporada do ano ou da variedade local.
Cassoulet de Carcassonne: Põe-se o feijão de molho algumas horas. Depois é cozido em fogo baixo numa cassole, ou caçarola de barro, daí a origem do nome cassoulet.

Confit é:

O tradicional confit Francês é preparado salgando-se os cortes das aves e deixando-os por um dia no sal com algumas ervas. Depois de lavada, a carne seca é colocada, submersa em banha, em cozimento lento por várias horas. Quando estiver pronta, a carne da ave terá uma cor rosada-avermelhada. As carnes devem ser retiradas da banha, drenadas e guardadas em um recipiente esterilizado, completando-o com a própria banha do cozimento, da qual deve ser descartada qualquer quantidade de água que possa ter se formado no fundo da panela. Em seguida, este recipiente deve ser selado e estocado em um lugar fresco e poderá durar por vários meses.


Spread the love