Spread the love

A melhor maneira de verificar a temperatura do forno é a utilização de um termômetro específico para esta finalidade. Uma dica para quem não possui o termômetro é colocar dentro do forno, alguns minutos depois de aceso, um pedaço de papel sulfite branco. O forno será brando ou baixo se o papel, em 2 minutos, ainda se conservar na sua cor natural, médio ou regular se o papel, em 1 ½  minuto, ficar amarelado e quente ou forte se o papel escurecer imediatamente.
Procure sempre colocar a forma ou o tabuleiro no centro do forno, a fim de aproveitar, por igual, o calor.
Existem fogões com indicadores especiais, que marcam a temperatura. E nos fogões elétricos, existe um controle automático, que pode ser ajustado à temperatura adequada.

Dicas:

5 a 8 minutos são suficientes para que o forno atinja a temperatura necessária.

Reduzir a chama à metade logo que bolos, tortas ou outros doces tenham começado a corar.

Ao assar carne ou pão, o fogo deve ser apagado uns 10 minutos antes de retirar do forno.

Em forno forte assam-se rosbife, empadas e os pratos e bolos que, nas receitas, trouxerem essa indicação.

Em forno quente assam-se todas as massas, pastas e doces que requeiram esse forno, conforme a receita, como certas tortas de frutas, caixinhas de massas, folhados, bons-bocados, pudins e alguns bolos.

Em forno baixo devem ser assados os flans, as terrines, os tomates secos e outras receitas com essa indicação.

Em forno arrefecido torram-se pães, fatias de pão-de-ló e suspiros. Serve também para secar alguns doces.
Cozimento no Forno  é o caso de algumas receitas de carnes cozidas em algum líquido no forno. Aproveite as dimensões amplas do forno, cozinhando diversos pratos ao mesmo tempo. Coloque as assadeiras e panelas que possam ser aquecidas por inteiro de maneira que o calor circule por todos os lados. Faça o possível para não abrir o forno senão na hora de tirar os alimentos.


Spread the love