Spread the love


Ingredientes:

2 maços de erva vinagreira (azedinha)
2 xícaras (chá) de quiabo
1 litro de água
200 g de gergelim torrado
2 maços de cebolinha verde
100 g de farinha de mandioca
300 g de camarão seco
1 pimenta-malagueta
2 pimentas-de-bode picadas
3 xícaras (chá) de arroz

Modo de preparar:

Numa panela cozinhe na água fervendo a erva vinagreira e o quiabo aproximadamente 10 minutos. Escorra e reserve o líquido do cozimento. Bata no liquidificador o gergelim, a cebolinha picada e a farinha de mandioca até obter uma pasta. Junte as folhas cozidas de vinagreira, o camarão seco sem pele e dessalgado, as pimentas picada e bata rapidamente. Transfira para uma panela, junte o arroz lavado e escorrido, 2 xícara (chá) da água do cozimento reservada e 2 xícaras (chá) de água. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo aproximadamente 30 minutos ou até o arroz ficar macio e secar. Sirva em seguida.

O que é Cuxá:

Arbusto herbáceo, da família das malváceas (Hibiscus sabdariffa), cujas flores, sésseis, axilares, solitárias, róseas ou purpúreas, com máculas escuras e cálice muito carnoso, são usadas no preparo de geléias, doces e xaropes, e cujo fruto é cápsula vermelha; as folhas são comestíveis.
Sinônimos: azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia, vinagreira, baguiche, e (brasileiro e guineense) cuxá. Plural: carurus-azedos.


Spread the love