Molho de tomates para macarrão
Como fazer o melhor molho de tomates para macarrão
O molho de tomate tem uma origem antiga e interessante. Embora os tomates sejam nativos das Américas, particularmente da região que hoje é o México, eles foram introduzidos na Europa pelos espanhóis no século XVI. Inicialmente, os tomates não foram amplamente aceitos como alimento na Europa, sendo mais valorizados por suas propriedades ornamentais do que por seu valor culinário.
No entanto, gradualmente, os tomates começaram a ser incorporados na culinária mediterrânea. Acredita-se que a origem do molho de tomate remonte à Itália, onde os tomates eram abundantemente cultivados e eventualmente se tornaram um elemento básico na dieta. Os italianos desenvolveram várias receitas de molho de tomate ao longo dos séculos.
Uma das primeiras referências escritas ao molho de tomate aparece no livro de culinária “Lo Scalco alla Moderna”, escrito por Antonio Latini em 1692, na Itália. Este livro apresenta uma receita para um molho de tomate que é semelhante ao que conhecemos hoje.
Com o tempo, o molho de tomate tornou-se um elemento essencial em muitas cozinhas ao redor do mundo, sendo adaptado e aprimorado em várias culturas culinárias. Hoje, é utilizado em uma ampla variedade de pratos, desde massas e pizzas até sopas e molhos para carne.
Ingredientes:
- 1 cebola
- 1 colher (sopa) de massa de tomate
- 3 tomates
- 1 colher (sopa) de gordura, ou óleo
- 1 tablete de caldo de carne
- Refogue a cebola, a massa de tomate e os tomates na gordura.
- Junte o tablete de caldo de carne(dissolvido em 1 copo de água fervendo).
- Deixar cozinhar bem.
- Passe tudo por uma peneira grossa.
- Torne ao fogo até adquirir consistência.
- Sirva com massa.