Spread the love

Ingredientes:

250 g de rapadura picada
1 xícara (chá) de leite
½ colher (sopa) de sementes de erva-doce
1 pedaço pequeno de canela em pau
5 cravos-da-índia
1 kg de abóbora picada

Modo de preparar:

Coloque em uma panela a rapadura e 1 xícara (chá) de água. Leve ao fogo e deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando, até derreter. Incorpore a abóbora, os cravos, a canela, as sementes de erva-doce e a metade do leite. Assim que ferver, reduza o fogo e cozinhe por mais 20 minutos, ou até a abóbora ficar macia. Retire a metade da abóbora, coloque em uma tigela e amasse com um garfo. Volte para a panela, junte o restante do leite e cozinhe por mais 5 minutos, ou até o caldo encorpar.

Observação:

A Taiada é um doce típico da cidade de Caçapava, feito de melado de cana, farinha de mandioca e gengibre. De origem portuguesa, a Taiada era usada antigamente como adoçante para o café, pois o açúcar era muito caro.
Note a receita acima é uma variação da tradicional, não usando farinha de mandioca e nem o gengibre.
Veja receita original:
Coloque numa panela a 250 g de rapadura e 1 xícara (chá) de água. Leve ao fogo e deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando, até derreter. Adicione a farinha de mandioca para engrossar e o gengibre a gosto, mexendo até chegar ao ponto certo (também podem ser adicionados amendoim e abóbora). Despeje em pequenas formas e deixe esfriar.


Spread the love