Lindos Recados para Orkut


Pimenta Cumari

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.4/5 (25 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +9 (from 11 votes)
Pimenta Cumari, 4.4 out of 5 based on 25 ratings
Be Sociable, Share!
  • more Pimenta Cumari abc dos alimentos  %tag

Leia também:

36 Comentários para “Pimenta Cumari”

  • cintia disse:

    eu adoro pimenta

  • elaine cristina ambrozeto furlan disse:

    EU ADORO PIMENTA DE TODOS OS JEITOS, COMO QUASE 20 PIMENTAS CUMARI POR DIA.

  • José Luiz de Almeida disse:

    Gosto muito da pimenta cumari, não posso ficar sem.Obrigado.

  • Lucia disse:

    Gostaria de saber onde encontro essa pimenta cumari
    sem condimentos.

  • francisco disse:

    Normalmente em feiras e mercados municipais se encontram estas pimentas a granel.

  • francisco disse:

    Conhecida também pelos nomes de Cumbari e Comari, é encontrada apenas no Brasil, onde seu consumo vem crescendo ano a ano. É bastante popular no Sudeste brasileiro, onde colhem ainda verde, em tempo de evitar que os pássaros devorem seus pequenos e deliciosos frutos, de forma redonda e ovalada.
    Embora ainda tida como uma variedade silvestre, uma demanda crescente pelo consumo vem motivando algumas plantações experimentais, que brevemente podem dar origem a cultivos extensivos. Bastante empregada em molhos, cozidos e marinado.

  • francisco disse:

    As pimentas representam um perigo para quem tem gastrite ou hemorroidas e, dependendo da frequência e quantidade em que é ingerida, pode provocar uma úlcera gástrica. A pimenta aumenta a secreção de saliva, bile e dos ácidos estomacais. Por isso, pode ser uma agressão ao estômago ou ao intestino sensível. Por outro lado, essa quantidade extra de secreção ajuda a digestão em pessoas sem problemas estomacais. mas o excesso pode ser prejudicial para os dois casos.

  • João disse:

    Adorei esta matéria, foi escrita com muito bom gosto. Recomendo.

  • osnildo pires carneiro disse:

    Moro em Londrina, adoro pimenta cumari
    mas tenho muita dificuldade para encontrá-la
    aqui na minha cidade, se alguém souber algo
    é só me informar abraços…

  • Luiz disse:

    Aqui em São Paulo é fácil encontrar no Ceasa. A lata custa em torno de R$ 7,00 (lata de óleo é a medida usada para venda). Faça contato comigo (011) 20411427 ou 73757133. Terei prazer em ajudar. Abraços.

  • jcr@splicentet.com.br disse:

    Plantei 300 pés de pimenta Comari, em Angatuba. Já fiz algumas experiências com poucos pés. Apesar da seca, os 300 pés estão se desenvolvendo e vamos ver o que vai dar. Tecnicamente nada conheço, até o momento só usei adubo orgânico. Preciso saber se há alguma técnica para a colheita e como serão embaladas, ah e como comercializa-las.

    Sorocaba, 29.11.10

  • Darci Pataquini disse:

    Aprovo a cumari, muito boa e saborosa, ja cultivei em um sítio e é fácil de plantar.

  • Saguio disse:

    Se alguém tiver sementes da cumari por favor estou precisando, gosto muito e aqui na região, não existe mais.
    saguio

  • Ju disse:

    Saguio, Eu colho muitas pimentas na região onde tenho um rancho no município de Pimenta/MG. Colho os galhos quando as pimentas estão ficando um pouco escuras, mas perco muitas que não amadurecem, encho vários vidros que esterilizo e coloco o molho de vinagre pela metade , e vou pondo as pimentas à medida que vou retirando-as dos galhos que coloco dentro de casa para amadurecer num local mais escuro. Se alguém souber um método melhor com menos perda de pimentas, por favor me conte.
    As pimentas são cumari verdadeiras.

  • Ju disse:

    Continuação o meu email é jbcassini@hotmail.com tenho vários vidros de pimenta cheios, posso fornecer; faço também geleias orgânicas de jamelão, pitanga, hibisco, acerola, goiaba, eugênia, etc…, pois as fruteiras só coloco esterco e compostagem.

  • carlos alberto disse:

    Sou pesquisador e produtor de alimentos alternativos, inclusive faço estudos e cultivo a pimenta cumari. Interessados ligue: 061 81531205 ou envie e-mail.

  • Já ouvi da boca de um medico que esta pimenta é anti-inflamatório natural, eu utilizo muito nas refeições, só que ela é bem picante mesmo.

  • Luzinete disse:

    O amigo Carlos Alberto nos fala do seu cultivo e estudos da pimenta cumari mas não deixou o seu e-mail.
    Como posso entrar em contato com ele? mim ajude por favor

  • RODRIGO SOARES disse:

    COMO PIMENTA TODOS OS DIAS NO ALMOCO E NO JANTAR.

  • Gerson disse:

    É a melhor pimenta do mundo

  • Nilson E.Souza disse:

    Tenho apenas 3 pés de pimenta Comari, e eles aos poucos vão me dando umas pimentinhas. Gostaria de saber como se planta, pois dizem que a semente não dá se o pássaro não comer e expelir a semente, e muito menos com mudas.
    Alguém sabe como replantá-las pois queria fazer um canteirinho só com com as pimentas.
    Obrigado

  • francisco disse:

    Como plantar pimenta

    É cultivada em regiões de clima tropical com precipitação pluviométrica variável de 600 a 1.200 mm e uma temperatura média de em torno de 25ºC. Temperaturas inferiores a 15ºC prejudica o desenvolvimento vegetativo da planta. O solo mais recomendado é o que apresenta textura leve com pH entre 5,5 a 6,0 com boa drenagem.

    VARIEDADES

    As variedades de pimenta mais cultivadas no Brasil são: a) pimenta malagueta – fruto de 2cm de comprimento e em média 0,5 cm de largura e coloração vermelha forte.
    b) pimenta comari – fruto esférico e vermelho-escuro;
    c) pimenta de cheiro – fruto esférico e cor amarela;
    d) pimenta chifre de veado – cor vermelha ou amarela e frutos com 5 a 7 cm de comprimento e 1,5 de largura e apresentam curvas na extremidade.

    PLANTIO

    Nas regiões mais frias, o plantio deve ser feito de agosto a outubro e nas regiões mais quentes em qualquer época do ano. As sementes 2 ou 3 g por metro quadrado vão primeiro para sementeiras, distribuídas em sulcos distanciados 10 cm. Um grama contém 300 sementes. Para o plantio de 1 ha é preciso cerca de 300g de sementes. A germinação ocorrerá de 15 a 20 dias após o plantio e as mudinhas devem ser mudadas

    quando apresentarem de 4 a 6 folhas.As mudas devem ser transplantadas para o campo, canteiro ou vaso, com 15-20 cm de altura, cerca de 50-60 dias após a semeadura.

    ADUBAÇÃO E CALAGEM

    Fazer a correção da acidez do solo e adubação com base na análise química do solo. O solo deve ter boa drenagem e pH entre 5,5 a 6,8. Aplicar calcário para elevar a saturação de bases a 80%. Em situações onde é muito difícil fazer a análise química do solo, existem algumas aproximações que auxiliam o produtor quanto às quantidades e tipos de adubos a serem utilizados.

    Recomenda-se o uso de 1 a 2 kg de esterco de curral curtido, 200 g de superfosfato simples e 20 g de cloreto de potássio por metro linear. A adubação com micronutrientes é importante, recomenda-se 2 kg/ha de B, 2 kg/ha de Zn e 10 kg/ha de S.

    Até a fase de florescimento, as adubações de cobertura são feitas com em intervalos de 30-45 dias até o final do ciclo. Normalmente utilizam-se 30 kg/ha de N e 30 kg/ha de K2O.

    TRATOS CULTURAIS

    Manter a área livre de plantas daninhas por meio de capinas. As hastes lenhosas da maioria das variedades de pimenta dispensam o uso de tutor. Fazer a adubação de manutenção, utilizando 20 g de sulfato de amônio em cobertura com cerca de 30 dias após o plantio.

  • pedro disse:

    Muito bom deviam explorar mais as pimentas, elas possuem um potencial medicinal muito grande eu mesmo posso dizer, a pimenta só não esta entre o alho e a cebola por falta de conhecimento do povo.

  • jesus disse:

    Eu gostaria de saber qual é a época, que se encontra as pimentas comari, plantadas pelos pássaros, o seu tempo correto para colher?

  • FOBIAS FOBOS disse:

    Sou viciado em pimenta. A capsaicina é a substância. Uso todo o tipo de pimenta. Como de qualquer jeito, em grande quantidade diariamente. Me sinto muito bem. É antiinflamatório, analgésico, ativa o metabolismo celular, melhora o estado geral e é antidepressivo natural. A Comari é sem dúvida a melhor, especialmente em conserva de azeite de oliva.

  • gilmar fracisco da silva disse:

    Aqui no sul encontramos pimenta cumarino mato, colhemos no mês de março,é quando ela esta maior. Eu particularmente gosto desta pimenta em conserva no óleo de oliva, meio vidro de pimenta, enche o vidro com óleo de oliva, deixe por uns 15 dias. Use como o óleo de oliva, coloque algumas gotas na comida, pois ela fica muito forte e muito gostosa. Bom apetite…
    Detalhe tem um tipo de pássaro que come esta pimenta e sua semente é expelida pelas fezes espalhando a planta. Tome cuidado porque esta pimenta atrai pássaro e se atrai pássaros, também atrai cobras venenosas, preste atenção ao colher estas pimentas.

  • julio cezar disse:

    Olá, amantes da pimenta cumarim, tambem conhecida como pimenta passarim, estou precisando de comprar um pouco de semente da pimenta cumarim para plantar, que pode sem a pimenta madura ou seca, Contato, email advjuliocezar@hotmail.com ou tel.(027)9953-7090 vivo (027)8802-1202 Oi, localidade, vitoria Espirito santo

  • Edvaldo Lage disse:

    Adoro essa tal cumari, gostaria de saber a época certa para o plantio, no sudeste, Obrigado.

  • marcelo disse:

    olá, gostaria de comprar muda de pimenta cumari alguem sabe onde posso encontrar ?

    marcelo rib preto sp

  • marcio maciel disse:

    Também gosto muito de pimenta cumari, até planto alguns pés da danada, abraços.

  • marcio maciel disse:

    Como disse anteriormente planto pimenta juntamente com meu pai no interior de São Paulo, meu pai me falou que e difícil colher ela madura pois como obsevei os comentários anteriores os pássaros que comem as pimentas cumaris são chamados de sabias muito popular em bosques, abraços.

  • Sebastião Fabiano Lemes disse:

    Bom dia,
    Trouxe do sul de Minas (Lambari)alguns pés de pimenta cumari e plantei em Brasilia.
    Um dos pés ja tem quase 2 metros de altura mas agora os galhos estão secando e as folhas muito pequenas talvez 1cm.
    Gostaria de saber como resolver este problemas….
    Obrigado,
    Fabiano.

  • Eduardo disse:

    Onde comprar a pimenta comari?

  • francisco disse:

    Veja este site de venda de sementes: http://www.shopflor.viveflor.com.br/sementes-pimentas.html?p=2

    OBS.: Esta é apenas uma informação, não temos nehuma ligação com este site, é apenas uma referência. Procure no google por “Sementes de pimentas”

  • JOSÉ CLÁUDIO disse:

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER , COMO SE PLANTA Á PIMENTA COMARI E É CULTIVADA.
    OBRIGADO.

  • francisco disse:

    A pimenteira se adapta muito bem aos climas quentes. É sensível a baixas temperaturas e não tolera geadas. Por isso deve ser cultivada nos meses de calor. Pode ser plantadas em vasos e pequenos terrenos, para consumo próprio. Quem pretende comercializá-la em pequena escala pode começar o plantio numa área de meio hectare. As sementes de pimentas malagueta, dedo-de-moça, cambuci, jalapeño e cumari-do-pará são encontradas facilmente no mercado. Já as de cumari verdadeira, bode e de cheiro são produzidas pelo próprio produtor, que pode comprar os frutos maduros e extrair sementes. As mudas são feitas em bandejas de isopor, com uma ou duas sementes por célula, em local que não haja incidência de sol direto. Os melhores solos são os profundos, leves, férteis e bem drenados. O plantio é feito preferencialmente em sulco30 a 40 centímetros de largura e 20 a 25 centímetros de profundidade, com uma distância de 80 centímetros. O transplante é feito quando as mudas apresentarem cinco folhas, ou dez centímetros de altura; ao retirá-las, cuidado para não ferir as raízes. Após o transplante, é necessário irrigar as mudas. Depois, as regas são feitas regularmente com o cuidado de não encharcar.
    (Revista Globo Rural edição de janeiro de 2005)

    Veja mais informações lendo todos os comentários desta página.

Deixe um comentário: